O Exército de Terracota

Os Guerreiros de Terracota, Guerreiros de Xian ou ainda o Exército do Imperador Qin é uma coleção de mais de 8.000 guerreiros feitos de terra amassada levada ao forno em temperatura baixa, que foram encontrados em 1974 por agricultores que estavam escavando a terra para procurar água.

Estes guerreiros serviriam para guardar o mausoléu do 1º imperador da dinastia Qin que foi enterrado nesta espécie de palácio submerso com seus tesouros e riquezas.

São esculturas de guerreiros feitas em tamanho natural que formam um exército, com suas patentes e posicionamento. Possuem ainda os rostos e corte de cabelos diferentes um do outro.

Estima-se que 700.000 homens tenham trabalhado nesta obra, a qual acredita-se ter iniciado por volta do ano de 246 a.C.

Hoje, mais de 30 anos depois, ainda não foram concluídas suas escavações devido a fragilidade do material. Foram encontrados também, restos mortais que acredita-se ser dos trabalhadores que para não revelarem o local das riquezas foram enterrados juntamente com o exército.

As armas de cada guerreiro são reais, e acredita-se que tenham sido usadas na guerra. Existem também carruagens com cavalos de terracota, tudo para servir o imperador.

Hoje estas peças são consideradas Patrimônio Mundial da Unesco, e algumas percorrem o mundo para exposição.

A obra ocupa Pouco mais de 2 quilômetros quadrados e existe a intenção de fazer um telhado que cubra toda sua extensão, para evitar danos pela chuva ou erosão.

Pensar nisso nos dá uma ideia da força, poder e influência que os líderes daquela época exerciam sobre o povo.


.

Nenhum comentário: